É muito comum a confusão entre rinite e resfriado, já que ambas condições causam sintomas no nariz. Algumas pessoas podem achar que estão sempre resfriados, mas na verdade tem rinite. Rinite ou Resfriado? Veja as diferenças entre elas.

Rinite ou Resfriado? Veja as diferenças:
Rinite Alérgica
A rinite é uma das doenças mais comuns mundialmente. Segundo a Organização Mundial de Saúde (WAO) cerca de 30 a 40% da população mundial tem rinite. É um número bastante expressivo.
A rinite pode ser alérgica, ou não, sendo que a forma alérgica é muito mais comum. Os sintomas mais frequentes são coriza (nariz escorrendo), congestão nasal, espirros, prurido (coceira) no nariz, podendo também coçar outras partes do trato respiratório superior, como garganta, e também ouvido e olhos. Na rinite alérgica, os sintomas acontecem após contato com o que a pessoa tem alergia, na maioria das vezes poeira (ácaros), pelo de animais, pólens de plantas e flores, fungos (mofo), entre outros. É muito comum que pacientes com rinite também apresentem os sintomas com contato com fumaça, poluição, cigarro, cheiros fortes como perfume.
A rinite compromete de forma importante a qualidade de vida da pessoa, atrapalhando o convívio social, sono, estudos, trabalho, além de facilitar o aparecimento de complicações como sinusite, pneumonias, entre outros. Além disso, pessoas que tem asma, a rinite não tratada leva a piora da asma, sendo importante o tratamento conjunto de ambas.
Resfriado
O resfriado, também chamado de resfriado comum ou nasofaringite aguda, é um quadro infeccioso causado por vírus. Os sintomas podem ser bem semelhantes aos da rinite: coriza (nariz escorrendo), espirros, congestão nasal. Também pode ocorrer dor de garganta, dor de cabeça, dor muscular, febre baixa, mas nem sempre esses sintomas estão presentes.
Existem mais de 200 vírus que podem causar o resfriado comum, sendo os mais comuns o rinovírus e parainfluenza. A incidência do resfriado comum é alta, principalmente em crianças, e vai diminuindo com a idade. Crianças em fase pré-escolar podem ter cerca de 5 a 7 episódios em um ano, enquanto adultos tem em média 2 a 3 episódios por ano.
Ocorrem mais frequentemente no outono e inverno, devido à maior restrição de circulação de ar que ocorre nesse período (as pessoas costumam manter mais os ambientes fechados). Como explicado, por ser causado por um vírus, trata-se de uma infecção, logo, não é causada pelo frio, chuva ou outros fatores externos.
Como diferenciar os dois?
Com sintomas semelhantes, como diferenciar rinite do resfriado? A rinite, como explicado, na maioria das vezes é alérgica, e os sintomas tendem a aparecer em contato com o que causa alergia. Já o resfriado é uma infecção viral, e pode causar sintomas diferentes da rinite, como febre baixa, dor no corpo, indisposição.
Ou seja, se você tem episódios recorrentes de sintomas nasais, que aparecem com contato com poeira, pelos de animais, pólens, fumaça, cheiros fortes, provavelmente o diagnóstico é de rinite alérgica. Agora, se você está com sintomas nasais, mais aquela sensação de cansaço, dor no corpo, febre, provavelmente é um quadro de resfriado.
É importante uma consulta com o médico para diferenciar as condições e fazer o tratamento corretamente para cada uma delas.
Siga nossa página no Instagram para ficar sempre atualizado sobre os assuntos do mundo da Alergia e Imunologia: @aliusalergoimuno
Kommentare