top of page

Qual o melhor antialérgico para rinite alérgica?

  • Foto do escritor: Leonardo Bonifacio
    Leonardo Bonifacio
  • 21 de dez. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2024

Essa é uma das dúvidas mais comuns para quem sofre com rinite. Com o incomodo dos sintomas e a perda da qualidade de vida, surge a pergunta: qual o melhor antialérgico para rinite alérgica? O tratamento é este mesmo? Confira nesse post.


antialérgicos para rinite


Rinite Alérgica


A Rinite é uma das doenças mais prevalentes no mundo: de acordo com a WAO (Organização Mundial de Saúde), 30% a 40% da população mundial tem a doença, e esse número vem crescendo nas últimas décadas.


É caracterizada por sintomas como coriza (nariz escorrendo), espirros, congestão nasal, prurido (coceira) nasal, que aparecem após contato com o que causa alergia. É um problema de saúde pública importante, devido ao impacto na qualidade de vida e a prevalência da doença.


Mas qual o melhor antialérgico para rinite alérgica?


Primeiramente, vamos esclarecer: antialérgico não é o tratamento principal para a rinite alérgica. Ele é usado como sintomático. Exemplificando, tomar antialérgico para rinite é como tomar dipirona para cárie: alivia a dor, mas não trata a cárie. Ou seja, é preciso fazer o tratamento adequado da doença.


Qual o tratamento da Rinite Alérgica?


O tratamento da rinite alérgica abrange um conjunto de ações. Primeiro, é necessário identificar a causa da rinite, ou seja, descobrir o que causa alergia. Na maioria das pessoas, os responsáveis vão ser os ácaros (poeira doméstica), pelos de animais, fungos (mofo) e pólens. É fundamental descobrir a causa da alergia, para que as medidas corretas sejam tomadas.


O tratamento com remédios principal da rinite alérgica é feito com spray de corticoide nasal. O corticoide nasal tem baixa absorção no corpo, agindo praticamente só no nariz, e sua ação diminui a inflamação no nariz que a rinite acarreta, e com isso, a diminuição dos sintomas. É importante frisar que o uso geralmente deve ser prolongado (siga as orientações do seu médico alergista), o spray de corticoide nasal não funciona de imediato. Alguns pacientes, especialmente os que usam de forma crônica os descongestionantes nasais (que fazem mal e podem piorar a rinite), podem esperar que o spray funcione de imediato para desentupir o nariz, mas a função dele não é essa.


Qual o melhor antialérgico para rinite alérgica?


Agora que foi explicado que o antialérgico não é o principal tratamento da rinite, mas usado como medicação de alívio, podemos falar mais sobre as melhores opções.


Os antialérgicos (anti-histamínicos) são dividios em duas categorias: de primeira e segunda geração.

Os de primeira geração são os mais antigos, e são os que causam sedação e sonolência, pois alcançam nosso cérebro . Os mais conhecidos são o dexclorfeniramina (histsmin, polaramine etc), hidroxizina (hixizine, etc), prometazina (fenergan, etc) entre outros. Além disso, é necessário várias doses durante o dia. Não apresentam nenhuma vantagem em relação aos de segunda geração, nem mesmo o preço, já que temos opções de segunda com preços semelhantes, e portanto, não devem ser utilizados.


Já os de segunda geração são mais fáceis de tomar, necessitando de uma ou duas doses no dia, e não causam sedação ou sonolência. Neste grupo temos a loratida e desloratina, fexofenadina (allegra, etc), ebastina (ebastel, etc), bilastina (alektos, etc), levocetirizina (zina, etc). Para alívio dos sintomas de rinite, dê preferência à um desses (o que for prescrito pelo seu médico).


Só o antialérgico melhora a rinite alérgica?


Como explicado: não. Ele alivia. O tratamento completo da rinite deve incluir o diagnóstico correto feito pelo Alergista, com a identificação da causa. Deve ser feito o controle de ambiente, evitando o contato com o que causa alergia. O tratamento principal é feito com o spray de corticoide nasal, e quando necessário, o uso do antialérgico para alivio dos sintomas. Essas medidas em conjunto ajudam bastante nos sintomas, melhorando muito a qualidade de vida do paciente.


Mas mesmo essas medidas em conjunto não mudam o perfil de alergia do paciente: ou seja, a pessoa permanece alérgica ao que causa a rinite. Aí que entra a vacina de alergia, que tem papel fundamental no tratamento da rinite alérgica (quando indicada), pois age fazendo com que a pessoa diminua o seu perfil de alergia.


Siga nossa página no Instagram para ficar sempre atualizado nos assuntos de Alergia e Imunologia: @aliusalergoimuno

Comments


mármore

Quem faz: 

Leonardo Bonifácio

Médico formado pela UNIFESO

Pós-graduado em Pediatria pela IBCMED - SP
Especializando em Alergia e Imunologia pela UNIFASE

no Hospital Central do Exército - RJ

contato@leonardobonifacio.com

  • Instagram
  • icon-lattes
leonardo de brito bonifacio
bottom of page