top of page

Como saber se a imunidade está baixa?

Foto do escritor: Leonardo BonifacioLeonardo Bonifacio

Atualizado: 10 de jan. de 2024

Nosso corpo tem um sistema muito complexo que nos protege contra diversas ameaças, tanto internas como externas. Esse é o Sistema Imunológico, responsável por nos defender de infecções, impedir que microrganismos penetrem e se espalhem em nosso organismo, combater células que não estão funcionando corretamente. Esse sistema é muito complexo, e depende de uma série de fatores para funcionar corretamente. Quando ele não funciona adequadamente, podem surgir infecções de repetição, além de vários outros sintomas. Então, como saber se a imunidade está baixa?


Pessoa com imunidade baixa

Mas como saber se a imunidade está baixa?


Existem diversos sinais e sintomas que podem nos dizer que nosso sistema imune não está funcionando como deveria. Infecções de repetição como gripe, resfriado, amigdalites e faringites (infecções na garganta), otites (infecções no ouvido), infecções urinárias, herpes, quando acontecem em quantidade maior que as habituais, podem ser sinais de imunidade baixa.


Outros sintomas de alterações no sistema imune podem incluir cansaço, falta de apetite, falta de energia, sono excessivo, indisposição, entre outros.


Como descobrir se minha imunidade está baixa?


Se você desconfia que algo está errado com sua imunidade, procure um Médico Alergista e Imunologista. Este é o especialista certo para descobrir o que está acontecendo. O médico irá escutar sua história, e se necessário, pedir exames para descobrir se algo de errado está acontecendo. Existem centenas de alterações e doenças conhecidas que podem afetar nosso sistema imune, com complexidade e gravidade diferentes. É necessário um diagnóstico correto, para que o tratamento e medidas corretas sejam iniciados o quanto antes.


O que posso fazer para melhorar a imunidade?


Primeiro, é necessário descobrir se algo está errado. Tentar melhorar a imunidade com vitaminas ou remédios sem saber se algo não está funcionando como deveria não vai funcionar adequadamente, afinal, não dá para tratar algo que não sabemos se realmente existe. O primeiro passo é o diagnóstico correto. Em seguida, seu médico passará todas as orientações e medicações (se necessário) para lhe auxiliar.


Os sintomas de imunidade baixa são diferentes em adultos e crianças?


Podem ser sim. Adultos e crianças podem apresentar sintomas diferentes, dependendo da faixa etária. Você pode conferir nosso post sobre Imunidade na criança clicando aqui.


Doenças Alérgicas podem causar baixa imunidade ou infecções de repetição?


Sim. Por exemplo, a rinite alérgica pode favorecer o aparecimento de sinusite e outras infecções do trato aéreo superior e inferior, incluindo garganta, ouvidos e pulmões. Com o nariz entupido, o ar deixa de ser filtrado e aquecido corretamente, e o ar que chega no pulmão tem mais risco de trazer impurezas e vírus. Além disso, a própria secreção nasal pode servir de meio para o crescimento para vírus e bactérias, facilitando o aparecimento de infecções. Por isso é sempre importante tratar a alergia junto.



Siga nosso Instagram para ficar sempre atualizado nos assuntos do seu interesse: @aliusalergoimuno



Comments


mármore

Quem faz: 

Leonardo Bonifácio

Médico formado pela UNIFESO

Pós-graduado em Pediatria pela IBCMED - SP
Especializando em Alergia e Imunologia pela UNIFASE

no Hospital Central do Exército - RJ

contato@leonardobonifacio.com

  • Instagram
  • icon-lattes
leonardo de brito bonifacio
bottom of page