
Todos já sabemos que a temperatura do planeta está aumentando. E junto com o aumento do calor, também aparecem cada vez mais pessoas com sintomas desencadeados pelo clima quente. Manchas na pele, coceira, miliária (brotoeja) estão entre os sintomas mais ocorridos nesse tempo. Mas qual é a relação do calor com alergia?
O calor causa alergia?
Alergia é um processo de defesa do nosso corpo que acontece de maneira exarcebada. É necessário que alguma coisa, na grande maioria das vezes uma proteína, ocasione o processo que causa um processo alergico propriamente dito. Então, existe alergia ao calor? O calor pode desencadear diversas situações que se assemelham à um processo alérgico. Explico isso para dizer que não existe ninguém com alergia ao calor. Existem pessoas que reagem ao calor, e algumas dessas reações podem ser semelhantes e com mecanismos parecidos ao de uma alergia. Saiba como é a alergia ao calor e como tratar nesse post.
Alergia ao calor: tipos de reações
Miliária

A famosa "brotoeja", é uma queixa comum, principalmente na infância. Aquelas "bolinhas" que aparecem por todo corpo, mas principalmente nas áreas de dobra cutânea, como o pescoço, e que incomodam bastante, podendo causar coceira ou queimação. É uma dermatite do tipo inflamatória, ocasionada pela obstrução dos dutus excretores das glândulas sudoríparas, ou seja, o entupimento dos canais por onde o suor é excretado. Como é no calor que produzimos mais suor, fica claro o porquê da piora nessa época.
Como tratar a brotoeja (miliária)?
A melhor medida é a prevenção. Como explicado, ela ocorre em períodos que produzimos mais suor, então a melhor medida é prevenir a produção do mesmo. Usar roupas frescas, banhos mais frequentes, ambiente climatizado, com uso de ventiladores e ar condicionado por exemplo ajudam bastante. Não há indicação para uso de creme e loções para brotoeja simples (não complicada com infecções), e o uso de alguns deles pode piorar o quadro por favorecer o entupimento dos dutos. Na dúvida, é melhor não passar nada e apelar para as medidas de prevenção.
Urticária

Urticária é uma condição da pele em que aparecem diversas placas ou manchas vermelhas, com relevo, geralmente com prurido (coceira), que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, tendem a aparecer várias juntas, e duram menos de 24 horas, podendo sumir e reaparecer durante o mesmo quadro. É ocasionada pela liberação de histamina na pele, que é uma das substâncias mais relacionadas com processos alérgicos. Mas nem toda urticária é alérgica.
Urticária Solar
É o aparecimento de urticária após exposição solar. O tempo para aparecimento pode variar bastante, algumas pessoas apresentam as lesões após poucos minutos ao sol, enquanto outras só aparecem após exposição prolongada. Geralmente o paciente sabe associar a relação à exposição solar direta, mas é importante o diagnóstico correto para confirmar se realmente se trata de uma Urticária Solar.
É importante notar alguns aspectos da história para assegurar o diagnóstico correto. Por exemplo, o paciente pode relacionar ao sol e praia, mas porquê sempre fazia uso de um determinado protetor solar nessas ocasiões, e a alergia ser ao protetor, e não devido ao sol.
O diagnóstico pode ser feito por teste de provocação, expondo o paciente à luz solar e observando o aparecimento das lesões.
O tratamento consiste na prevenção da exposição solar, com uso de protetor solar de alta proteção, uso de chapéus e roupas apropriadas, além do uso de anti-histamínicos (antialérgicos).
Urticária Colinérgica
É a urticária mais relacionada ao calor. Pode aparecer espontaneamente, mais frequentemente no verão e climas quentes, ou pode ser induzida por banho quente, sauna ou esforço físico, por exemplo.
As lesões na pele geralmente são menores que na urticária comum, e também há prurido (coceira) intenso. A confirmação do diagnóstico pode ser feita por teste de provocação: o paciente é colocado pra fazer esforço físico, geralmente em esteira ou bicicleta ergométrica, e observa-se o aparecimento das urticas características. Existe uma relação entre a urticária colinérgica e alergia, mas nem todo paciente que tem a doença é alérgico.
Lembrando sempre que é importante a consulta com um médico especialista para diagnóstico e tratamento corretos dessas condições.
Siga nosso perfil no Instagram para ficar sempre atualizado no assunto: @aliusalergoimuno
Comments