Alergia à Proteína do Leite de Vaca e Intolerância à Lactose. É tudo igual?
- Leonardo Bonifacio
- 29 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
A Alergia à Proteína do Leite de Vaca e a Intolerância à Lactose são dois tipos de reações à alimentos que causam bastante confusão entre as pessoas. Alguns se referem como se fosse a mesma condição, outros alegam ter uma coisa, enquanto tem a outra. Você sabe a diferença entre essas condições? Afinal, a Alergia à Proteína do Leite de Vaca e Intolerância à Lactose é tudo igual?

Alergia à Proteína do Leite de Vaca e Intolerância à Lactose. É tudo igual?
Não! Apesar da confusão gerada, na verdade são duas condições bastante diferentes, que afetam pessoas e faixas etárias diferentes. E apesar da confusão, o diagnóstico correto é de importância vital, pois uma dessas condições pode apresentar risco à vida. O diagnóstico e o entendimento correto também melhora a qualidade de vida do paciente, pois em uma dessas condições a exclusão do leite não é necessária. Vamos diferenciar as duas?
Primeiro, precisamos entender o que é alergia. A alergia alimentar, salvo raríssimas exceções, é causada por uma proteína. O próprio nome da condição alérgica coloca o "proteína do leite de vaca" no nome. A alergia alimentar é causada por uma das proteínas presentes no leite. Já a lactose é um açúcar (carboidrato) encontrado no leite, que não tem potencial de causar alergia, por não ser uma proteína.
Ou seja, ninguém tem alergia à lactose. O termo correto é Intolerância à Lactose. A lactose, como dito, é um açúcar encontrado no leite. A lactose precisa ser digerida no intestino, através de uma enzima chamada lactase, para que possa ser absorvida adequadamente. A falta ou quantidade inadequada da lactase causa a Intolerância à lactose, pois como não há, ou há em quantidade insuficiente, a enzima para a digestão da lactose, esse carboidrato não é absorvido, permanecendo no intestino.
Com a permanência da lactase no intestino, ocorre influxo de água para o intestino, e esse açúcar passa a ser degradado e "fermentado" pelas bactérias que temos no intestino. Com isso aparecem os sintomas clássicos da Intolerância à Lactose que são distensão abdominal, flatulência (gases), dor abdominal e diarreia.
E aqui temos um ponto importante: pessoas com Intolerância à Lactose podem ingerir leite e derivados sem lactose, já que o causador é a lactose. Já pessoas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) não podem ingerir leite, mesmo sem lactose (algumas pessoas com APLV podem comer certos alimentos com leite, mas isso precisa ser testado pelo Médico Alergista!).
E a Alergia à Proteína do Leite de Vaca?
Já a Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) são quadros alérgicos, que diferenciam muito enquanto apresentação clínica, podendo ser quadros leves até quadros graves com risco de vida. É causada por uma das proteínas presentes no leite. Confira nosso post exclusivo sobre o assunto: Alergia à Proteína do Leite de Vaca - APLV.
Consulte seu Médico Alergista para confirmar o diagnóstico correto e para que as orientações corretas sejam dadas.
Gostou do post? Siga nosso Instagram e Facebook para ficar atualizado nos assuntos de Alergia, Imunologia e Saúde em geral.
por
Leonardo Bonifacio Médico Pós graduado em Pediatria pela IBCMED-SP Especializando em Alergia e Imunologia pela UNIFASE no Hospital Central do Exército - RJ
CRM 52-0109601-0
Comments